Exu na umbanda

   

     Exus são guias muito mistificados nos terreiros de umbanda. Muitos umbandista não prestam o respeito devido, outros não entendem sua verdadeira função.
    Os Exus são os guardiões da umbanda.
    Trecho retirado do livro Tambores de Angola: 
           "Exu é entidade de luz (em evolução) com profundo conhecimento das leis magísticas e de todos os caminhos e trilhas do Astral Inferior.
Não tem nada a ver com as imagens vendidas nas casas de artigos religiosos, com chifrinhos e rabos... Exu não é o Diabo.
São os guardiões, são os espíritos responsáveis pela disciplina e pela ordem no ambiente.
São trabalhadores que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações que emitem naturalmente. Eles se encontram em tarefa de auxílio."
Portanto os exus não são diabos e menos espíritos sem luz, são espíritos em evolução. Por terem uma densidade energética maior trabalham mais perto da crosta com o foco principal de trabalho resgatar espíritos "perdidos" indicando o caminho e evitando que espíritos trevosos façam o mal. Eles zelam pelos seus mediuns e pela casa onde eles frequentam.
Existem  nomenclaturas como Exu Pagão, Exu Batizado e Exu Coroado.
Exu pagão- Após trabalhos de desobsessão, no plano espiritual se o espírito obsessor  demonstra querer aprender e evoluir ele pode ser convidado a entrar em uma falange de exu e começar seus estudos.
Ele ainda não sabe distinguir ao certo o bem e o mal, e estão sempre em acompanhamento. Alguns Exus "pagãos" usufruem do nome da falange para fazer o mal recebendo oferendas em troca. Isso se deve ao despreparo também dos médium e pessoas em geral que recorrem ao "povo de rua" para  fazer o mal ao próximo. Este exu se pego pela falange do bem é castigado e geralmente se revolta com que o fez o pedido.
Exu Batizado- Após um tempo de estudo e permanência na falange, este espírito já discerne o bem do mal . Estes já estão em nível de evolução a aparecer em terreiro, porem sua evolução pode ser atrapalhada por seus mediuns. Muitos mediuns acreditam que precisam "arriar" oferendas e oferendas para seus exus. Esta prática é errada, acaba vampirizando o guia e até mesmo o medium.
 Gerando assim uma ganância por parte do espírito fazendo assim ele pedir cada vez mais oferendas e cada vez mais sem parâmetro. O corrompendo e o estimulando a fazer o mal para ganhar mais "presentes" em troca. 
Exu Coroado- Com perseverança em seus estudos e em seus trabalhos para o bem, este guia já esta em transferência de falange.Ainda se manifesta a nível de terreiro. Muitas vezes contem traços de caboclos e pais velhos.

* Não digo para não fazerem as obrigações de exu, porem, não é correto se fazer toda hora. Isto é falta de doutrinação do médium ou até mesmo do guia. 
* Um exu que vai contra as regras de sua falange tem suas ações a prestar contas a ela também, cabe ao médium estimular o desenvolvimento e disciplina, com o estudo.

Classificação pela Vibração
Exu de Cemitério - São Exus que, em sua maioria, servem à Obaluaê.São sérios e reservados, costumam atuar em limpezas e passes.
Exu de encruzilhada - Exus que servem a Orixás diversos.São menos sérios que os exus de cemitério. Geralmente dão consulta e participam de obrigações, trabalhos, e descarregos.
Exu de estrada - São alegres e brincalhões, suas consultas são sempre com muitas gargalhadas.São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu.

Fonte: Xangô sites, apostila de treinamento TTO, site povo de aruanda



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oro Mi Maió

Toalha na Umbanda

Mensagens de Caridade