Tipos de Umbanda


   Com profundidade aos estudos, existem muitos terreiros ditos de umbanda e algumas classificações notáveis de ritos preceitos e cultos. Cabe a nós sabermos que os preceitos básicos da  umbanda são respeitados. Sendo a lei maior o AMOR e a CARIDADE.
  Não estou aqui para dizer qual tipo de "ramificação" da umbanda é melhor ou pior, afinal a Umbanda é sincretismo e todas as suas vertentes possuem a mesma lei.. Irei expor alguns tipos destas vertentes.

Umbanda pura - Umbanda deixada por Zélio de Moraes. Não possui atabaques e o ritmo dos pontos são marcados com palmas.
Umbanda Branca- Umbanda misturada (traçada) com o Kardecismo. Hora fazem sessões para Orixás e pretos velhos ..., outra fazem sessões kardecistas.  Em sessões normais (cotidianas) não possuem atabaques, Tirando festividades de Orixás.
Umbanda de mesa - Umbanda misturada com Kardecismo, a diferença entre esta e a Umbanda Branca  é que ela tem mais dos nossos irmãos espíritas como o uso da mesa, a ausência de atabaques, palmas e de sessões de povo de rua.
Umbanda esotérica- Segmento oriundo de Oliveira Mágno, Emanuel Zespo e Mestre Yapacany que intilulam a umbanda como Aumbandahan
Umbanda Iniciática-  Derivação da Umbanda esotérica, Com uma grande influência indiana com adição de mantras e de sânscrito. tem como intuito a convergência e síntese das 7 linhas (crença e rito)
Umbanda Traçada - Umbanda com Candomblé, geralmente confundida com candomblé de cabloco. Possui mais ritos africanos, alguns Orixás a mais que os 7 iniciais. Tem ritos de desenvolvimento como as "deitadas". Seu traje se assemelha com o do candomblé, possuindo turbantes para as mulheres  um "chapeuzinho" pra os homens (Não encontrei o nome deste chapéu utilizado, que souber me avise pra colocar a informação mais completa.)




   Tive hoje uma experiência em meus estudos em um Centro de umbanda branca. Fiquei espantada com o nível de concentração dos médiuns da casa.
   Como a umbanda branca tem a base doutrinária Kardecista o incentivo ao estudo é mais acentuado que em outros terreiros que visitei.
  Porem a falta de atabaques e palmas fizeram sentir a falta de alegria que é necessária e faz parte da umbanda.
  Não digo que é melhor ou pior, pois se um terreiro, tenda ou centro tem como lema Amor e Caridade e prezam a evolução de seu corpo mediúnico e seus visitantes, já cumprem seu papel para a evolução do mundo.
  Tive nesta tenda acesso a biblioteca/ livraria espírita e ao curso de evolução mediúníca que pretendo fazer e transmitir o que aprender com este. E visitarei outros terreiros de umbanda para fins de estudos também a fim de transmitir os ensinamentos aprendidos com as entidades e chefes de terreiro a este blog.

Lugar visitado : Templo Espírita Tupyara
Sessão : Pai Manoel
Horários e endereço: aqui

Comentários

  1. PARABÉNS,PARABÉNS,PARABÉNS...continui assim nossa cultura precisa mais e mais

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, queria conversar com você, por favor me mande um email para brunareginasilva13@gmail.com. Gratidão !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Oro Mi Maió

Toalha na Umbanda

Mensagens de Caridade