Obrigações de fim de ano


     Todo médium ao chegar o fim do ano tem o costume de "arriar" suas obrigações agradecendo pela proteção dada durante ao ano. Esta prática não é nociva ao médium e nem aos guias pois a obrigação tem o caráter de agradecimento pessoal do médium com os seus guias e mestres espirituais.
     O ato de agradecer é divino, mostra o coração humilde que o médium passou a ter agradecendo pela proteção e pelas provações. A maioria dos terreiros tem o costume de aconselhar na feitura das obrigações e abrigar as mesmas dos filhos da casa. Porém venho hoje aconselhar os médium que já fizeram durante o ano as obrigações e aqueles que desejam "arria-las" agora porem não tem terreiro.
     Caso você em dias certos já tenham feito as obrigações por exemplo no dia de Ogum já ter feito seu agrado e agradecido e pedido proteção, no dia das crianças ter posto seu doce, NÃO É NECESSÁRIO que repita as oferendas.
     Hoje em dia está previsto em lei que arriar oferenda em local público é considerado em alguns lugares depredação do patrimônio público, tirando o fato que você está poluindo . Existem em determinadas cidades locais que estão reservados a este tipo de trabalhos. É aconselhado ao fazer as oferendas em lugares naturais que se levem flores apenas e caso queiram levar velas que vigiem na para caso de acidentes. Você pode arriar suas obrigações em casa ( para os orixás, pretos velhos, caboclos e crianças), passando 7 dias de oferecidos. você pode retirar colocando apanas o material das oferendas dentro de um saco plastico branco e o colocando no lixo.
     Se você tiver um local como uma oratória ou um altar que comporte, não é necessário que vá a rua depositar sia oferenda. No caso dos exus não é aconselhado faze-lo em casa embora o possa ser colocado próximo a porta de entrada da casa. As oferendas de exu são oferecidas em encruzilhadas, portões de cemitério onde há coleta diária de lixo.
     Toquei bastante nos aspectos ambientas ,pois tendo risco de multa para o irmão que vai exercer sua fé pode ser constrangedor. Oferendas com alguida em parques nacionais ou estaduais está proibido. Então vamos respeitar. Lembrando que levar flores por ser um produto natural e que pode ser decomposto está liberado. Então abaixo segue a lista das oferendas usuais  a cada orixá e guia.

Flores:

Ogum: Pode ser oferecido Cravo Vermelho e a flor da Espada de São Jorge.

Xangô: Pode ser oferecido junto Palmas Brancas e Vermelhas.

Oxossi: Pode ser oferecido Flores do Campo.

Omulu: Pipocas e cravos brancos.

Oxum : Cravos amarelos ou Palmas amarelas.

Iansã: Palmas vermelhas ou Rosa cor champanhe.

Yemanjá: Rosas Brancas ou Palmas brancas.

Nanã: Azedinha do Brejo ou Violeta

Oxalá: Qualquer flor branca

Oferendas:

Pais velhos: Café e mingau de milho e vela branca.

Caboclos: Uma cumbuca de vinho e vela branca ou verde. Alguidá com 7 frutas doces e 7 milhos cozidos (espiga) , podendo usar folhas pra enfeitar.

Ibejada: Um pedaço de bolo mais 7 doces. 1 copo de guaraná e uma vela azul clara e uma rosa clara.

Exu: Alguida com farinha de mandioca crua misturada com dendê, cebola, e um bife mal passado frito no dendê. Um copo de cachaça ou cerveja ( depende da entidade) . Um cigarro ou charuto dependendo da entidade.Vela preta e vermelha.

Pomba-gira: Alguida com farinha de mandioca crua misturada com dendê, cebola, e um bife mal passado frito no dendê, pode ser ornado com rosas ou um alguidá com frutas doces regadas no mel ornado com rosas. Um copo champanhe vela preta e vermelha . Um cigarro ou cigarrilha dependendo da entidade. 

Zé Pilintra: Um alguidá,  7 sardinhas temperadas, empanadas em farinha de mandioca crua e frita no dendê. Um copo de cerveja , um cigarro e vela branca.

Orixas:

Ogum: Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. O Inhame é espetado por palitos ou bandeirinhas. Bebida cerveja amarela. Vela na cor do orixá ou branca.

Xangô: Um pirão preparado com quiabo, azeite-de-dendê e camarão seco. Adornado com quiabos cozidos enteiros.Bebida cerveja preta.Vela na cor do orixá ou branca.

Oxossi: Milho de canjica vermelha cozido com mel, enfeitado com fatias de coco. Mas também aprecia frutas, feijão-fradinho torrado.Bebida Vinho tinto ou cerveja amarela. Vela na cor do orixá ou branca.

Omulu:Pipoca estourada em uma panela com areia. Regada no alguidá com azeite de dendê.Bebida água em copos. Vela na cor do orixá ou branca.

Oxum : Feijão-fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva e decorado com ovos cozidos e descascados. Bebida Champanhe. Vela na cor do orixá ou branca.

Iansã: Pasta de feijão-fradinho (descascado), com camarão seco batido na massa frita no azeite-de-dendê, o famoso acarajé. Bebida champanhe.Vela na cor do orixá ou branca

Yemanjá: Arroz doce com leite de coco e  peixe frito no azeite de dendê. Bebida champanhe. Vela na cor do orixá ou branca.

Nanã: Mingau de canjica branca .  Vela na cor do orixá ou branca.

Oxalá: Canjica branca cozida na água, escorrida regada com mel e coberta por algodão. Bebida Água. Vela branca.

LEMBRANDO: Que toso o preparo deve ser feito em SILÊNCIO! Com fé e dedicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oro Mi Maió

Toalha na Umbanda

Mensagens de Caridade